sexta-feira, 8 de maio de 2015

O tesouro perdido do "Urubu"


Olivier Levasseur, mais conhecido como "La Buse" (o Urubu), foi um famoso pirata francês conhecido pela velocidade e crueldade em seus saques. Mas o maior mistério que envolve seu nome é um tesouro, avaliado em 1 BILHÃO de libras... Sim, em torno de 4,5 bilhões de reais, que ele ,supostamente, teria escondido. Entenda:
O Pirata


La Buse nasceu em Calais, no norte da França. Trabalhou de corsário para a coroa francesa durante a Guerra da Sucessão Espanhola e, quando a guerra terminou, recebeu a ordem de voltar para casa. No ano de 1716 começou sua "carreira" como pirata.
A partir de 1720 juntou-se com outro pirata, o inglês Taylor, e passou a comandar seus saques a partir da ilha de Sainte-Marie, na costa de Madagascar. O maior de seus ataques aconteceu a um galeão português, quando este voltava para Lisboa. O saque foi muito bem sucedido, rendendo todo tipo de riquezas (barras de ouro e prata, seda, pedras preciosas, itens religiosos - o principal deles uma grande cruz dourada - etc).
Após conceder anistia aos piratas que participaram do roubo, La Buse também tentou negociar o seu perdão, mas o governo francês queria a maior parte do tesouro saqueado de volta. Levasseur não aceitou e fugiu para o arquipélago de Seychelles, próximo à Madagascar, onde permaneceu escondido. Apesar do esforço, acabou sendo capturado e, em 1730, sob a acusação de pirataria, La Buse foi encorcado.

E o Tesouro?

Segundo histórias, Olivier Levasseur levava consigo um colar que continha um código criptografado de 17 linhas e, quando estava para ser enforcado, jogou o colar em direção à multidão que assistia a sua execução e proferiu algumas palavras, algo do tipo: "Aquele que decifrar encontrará o meu tesouro". Ninguém sabe o que aconteceu com este colar, mas o criptograma contido nele apareceu, o que instigou vários caçadores a buscarem o tal tesouro.

A caça ao tesouro não deu resultado, pelo menos não até o momento. O tesouro não foi encontrado, porém alguns caçadores acabaram encontrando alguns esqueletos de piratas (foram identificados como sendo de piratas através de algumas joias que usavam), armas antigas e também algumas estátuas, que poderiam ser pistas do paradeiro da tal fortuna. As pessoas que tentaram decifrar e que poderiam ter chegado ao texto correto afirmam que o código contém enigmas bem complicados, o que torna ainda mais difícil essa busca.
Ainda hoje, há quem esteja atrás do tesouro de La Buse, mas parece que o pirat



2 comentários: