sábado, 9 de maio de 2015

A maior cachoeira do planeta

Salto Ángel, considerada a maior cachoeira do planeta, inclusive pelo "Guiness", se encontra no Parque Nacional Canaima, na Venezuela.

Com 979 metros de altura, divididos em duas quedas, sendo a maior delas de 807 metros sem interrupção, Salto Ángel foi descoberta oficialmente em um sobrevoo realizado por James Crawford Angel (daí o nome Salto Angel), um piloto americano que estava à procura de ouro. É dito oficialmente porque a partir dos voos de James Angel sobre a área é que o mundo teve conhecimento, mas a algum tempo antes do "descobrimento", alguns exploradores já haviam visto a cachoeira, por isso essa história de descobrimento ser uma contradição.

Além disso, os nativos da área também já tinham conhecimento de Salto Ángel. Antes de ter seu nome atribuído ao piloto americano, era conhecida por Kerepakupai-Merú pelos indígenas, nome que significa "queda de água até o lugar mais profundo" na língua nativa.
O Parque Nacional Canaima, onde se encontra a maior cachoeira do mundo, situa-se no município de Grande Sabana, no sudeste da Venezuela e é um dos mais famosos pontos turísticos do país principalmente por causa de Salto Ángel, mas também possui outras cachoeiras.
Para chegar até a maior queda d'água do planeta é necessário realizar um caminho por alguns rios venezuelanos ou pegar um helicóptero, já que aviões só chegam somente à algumas cidades próximas.
A maior parte da água que cai de de Salto Ángel já chega vaporizada ao solo, devido à grande altura da queda. Isso faz com que se forme uma névoa lá embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário